Tudo no interior das suas muralhas permite que seja reconhecida como Bem de Interesse Cultural, e Monumento Histórico-Artístico, pelas suas riquezas dos séculos XV e XVI. Os seus muros encerram ricas edificações civis e religiosas, destacando-se a Catedral e o Castelo. Local de disputas entre cristãos e judeus, deve seu nome ao conde Rodrigo González Girón, que o repovoou em 1100.
Enclave estratégico e fortificado, que foi cenário das Guerras de Sucessão (1700-1714) e da Guerra da Independência (1808-1814), fatores determinantes na definição da atual configuração da Espanha. Pela Puerta de La Colada chega-se ao castelo presidido pela Torre del Homenaje, atual Parador da cidade.
Na sua Plaza Mayor destacam-se casas senhoriais como a casa do Marqués de Cerralbo ou a Casa de los Cueto (século XVI), juntamente com a Câmara Municipal do século XVI. Acompanhando sua esplêndida Catedral, está a Capilla del Marqués de Cerralbo, um maravilhoso templo em estilo Herreriano encimado por uma grande cúpula com um zimbório. Um lugar com muito patrimônio para contemplar.